domingo, 11 de janeiro de 2009

Grilos e Gafanhotos suicidas... coisas do mundo animal.

Bom dia!!!!
depois de muitos dias sem postagem, cá estou eu, direto de Belo Horizonte, para tentar nesta minha jornada de estudo, postar diariamente.
Antes das férias escolares, alguns alunos meus do Colégio Gentil Bittencourt (João Felipe, Luis Augusto e Francisco), apresentaram-me uma revista muito interessante chamada: "Mundo Estranho". Adorei, pois a mesma possui muitas curiosidades científicas e textos engraçados, bem escritos e bem humorados, sem deixar de dar seu recado.
Então, ontem, no aeroporto, comprei a edição recente e hoje postarei algo bem interessante de lá, mas é claro, sem dar todo o pote de mel, afinal ter a revista é uma ótima pedida. ok?!
Você acredita que existe um verme que para continuar seu ciclo de vida, utiliza o grilo ou ganfanhoto e faz este animal se suicidar???
Pois acredite!
O verme Spinochordodes tellinii deixa suas larvas em poças d'água onde tais animais (grilos ou ganfanhotos) vão para beber. Ao beber água, eles ingerem as larvas do verme, que crescem tranquilamente dentro do inseto.
Só que para concluir seu ciclo vital e tornar-se adulto, o verme precisa de um meio aquoso (local com água), e induz o inseto a dar um mergulho fatal.
E quando o inseto está morto, dentro d'água, o verme completa seu ciclo e deixa o seu hospedeiro para procurar um parceiro e acasalar...
Os pesquisadores ainda não confirmam, mas suspeitam que as larvas liberam proteínas que vão até o cérebro do inseto, fazendo-o suicidar-se afogado.
Eita mundo animallllll!
(na imagem, os momentos finais do pobre do grilo... seu mergulho fatal e a saída do verme abandonando seu hospedeiro)
Vai no site da revista, você vai adorar!!!

Um comentário:

Unknown disse...

caro amigo eu tenho um pequeno video dessa verme saindo do gafanhoto eu mesmo filmei no interior do pará chamado são joão da ponta é sinistro !!!
foi quando uma menina matou esse gafanhoto e saiu dele
rubenaldo.costa@hotmail.com