quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Das profundezas do mar... para o primeiro dia de 2009!

Argyropelecus hemigymnus (ou peixe machadinha)
Anoplogaster cornuta (ou peixe ogro)

Melanocetus johnsonii (lembram do filme "Procurando Nemo"?)

Linophryne arborífera
Phyceter macrocephalus (filhote de cachalote)
Não, não, não é um filme de terror, desses que as criaturas passam a perseguir pesquisadores e desavisados... Estes são animais que vivem até hoje nas profundezas dos oceanos.
A Ciência ainda se intriga com o fato das grandes profundezas marinhas serem o recanto de seres vivos tão curiosos para não dizer bizarros (rsrsrs).
Embora estes animais sobrevivam à temperaturas e condições de pressão totalmente avessos aos nossos, suportando pressões assombrosas, eles foram despertando a curiosidade de muitos, e na Alemanha, uma exposição virtual faz o visitante conhecer estas espécies, à bordo de um submarino, além disso há espécies conservadas em álcool e umas produzidas especialmente para a mostra, dentre elas, equipamentos que levaram pesquisadores ao fundo do mar, inclusive batendo records de profundidade atingida.
A certeza de que nas profundezas havia vida (e vida curiosíssima), veio aos poucos com as expedições realizadas, em uma delas, em 1960, o suíço Jacques Piccard, morto em novembro, atingiu 11 mil metros de profundidade em um submarino que suportou uma pressão da água de cerca de 170 mil toneladas, construído por ele e por seu pai.
Como nem todos nós podemos visitar a Alemanha e ver a exposição, o BIOTRANSITANDO dá uma palhinha dessas figuras nada convencionais ;) porém para a Biologia... exóticas e interessantíssimas. Basta conferir as imagens ;) e para saber mais:

Nenhum comentário: